terça-feira, 6 de março de 2012

Fantástico no Feminino

A Fénix, na pessoa do co-editor Ricardo Loureiro, procura colaborações sobre a temática feminina no fantástico.

Desde os estereótipos femininos na chamada fantasia épica, à quase ausência de escritoras femininas a laborarem no género da ficção científica, passando pelas "polémicas" como a fraca representação feminina nos prémios e nos painéis de convenções do género, estou interessado em todos os pontos de vista para um número especial da Fénix quase inteiramente dedicado a esta temática.

Além das submissões conto ter também artigos de escritores de reconhecido renome nacional e internacional que serão, em devido tempo, comissionados.

O prazo final para submeter ensaios, críticas, artigos ou contos termina em 1 de julho do corrente ano. Os textos devem vir de preferência num formato universal (doc, rtf, txt) sem nenhuma particularidade de formatação especial indicativa. Procuro manuscritos entre as 2000 e as 10000 palavras.

Embora não seja necessária nenhuma formatação especial recomendo a leitura deste link (caso tenha dificuldade com a língua, solicite uma tradução por email).

 O email para submissões é ez.fenix@gmail.com

Ilustração: Desenho de Mary Shelley por Richard Rothwell

6 comentários:

Mar disse...

Bom dia!

Tenho uma dúvida, a temática baseia-se na representação feminina unicamente enquanto autora e escritora no género ou também engloba a utilização da temática feminina no Fantástico enquanto obra, ou seja, "material de trabalho" propriamente dito?

Thanatos disse...

Na verdade, ambas. Estou interessado nas duas perspectivas; quer como criador/autor, quer enquanto tema.

Elsa Leal disse...

Boa tarde,

Gostaria de saber se os contos a serem submetidos deverão ser subordinados à temática prevista para este número da revista ou se, dentro do género do Fantástico podemos dar asas à imaginação.
:)

Obrigada.

Thanatos disse...

Naturalmente que sendo este número dedicado a uma temática específica eu preferiria ter ficção que se pudesse enquadrar na temática mas por outro lado o Fantástico é tão vasto e pleno que seria limitativo da minha parte impor regras espartilhantes à ficção.

Além do mais a Fénix é um projeto contínuo pelo que mesmo textos que não sejam aceites por um editor não significa que fiquem automaticamente excluídos por outro editor para outro número do fanzine.

Resumindo e concluindo: enviem os textos que terão feedback o mais cedo possível.

Elsa Leal disse...

Embora quase um mês depois, queria apenas agradecer a resposta à minha dúvida.

Thanatos disse...

Qualquer outra dúvida, Elsa, não hesite em colocá-la.