Devido a um conjunto de situações, entre elas a dúvida do autor na publicação, decidi como editor, não sem ter previamente contactado o autor, retirar a crónica da autoria de Ricardo Loureiro da Fénix nº 0. Não me pareceu ser adequado manter o referido texto, depois de o autor se ter manifestado dúbio na continuação do mesmo na publicação.
A crónica em questão resultou de um convite formulado ao autor e esse foi o texto enviado e como tal não algo usado abusivamente.
A versão que será agora impressa que no fundo será uma segunda edição, deixará de incluir a referida crónica a qual será substituída por mais um conto de um novo autor.
O Editor,
Álvaro de Sousa Holstein
sábado, 30 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Passatempo Fénix
É com grande agrado que noticiamos que o blog Correio do Fantástico está a efectuar um concurso relacionado com o nosso fanzine Fénix. Neste concurso será oferecido um exemplar da Fénix autografado pelos editores e alguns autores.
Basta que respondam a esta questão:
Qual o nome da separata que acompanha a Fénix?
e que escrevam uma frase criativa com a inclusão de duas palavras: FÉNIX e FANTÁSTICO.
Devem enviar e-mail às 23:59 de dia 2 de Novembro para o correiodofantastico@gmail.com com o assunto: Fénix/Pumba
Participem!
domingo, 17 de outubro de 2010
Lançamento
Ontem em Braga lançamos Fénix, um fanzine não periódico, dedicado à Ficção Cientifica, Fantasia e Terror, que esperamos venha a ser uma referência no panorama português e um incentivo para os autores e outros criadores, tal como o inicio de uma nova era na edição de fanzines em Portugal.
O fandom e os leitores de fantástico estão bem vivos ao contrário do que algumas vozes da desgraça afirmam. Esta atitude milenarista demonstra aquilo que de pior povoa o universo dos que de alguma forma estão ligados ao género.
Quando um novo projecto, publicação ou livro não é recebido conforme se espera, deve-se analisar o porquê do falhanço, podendo este radicar num sem número de razões., não sendo uma delas a culpa dos potenciais leitores/compradores. Quando isto for percebido deixaremos de assistir a declarações menos capazes da parte de quem deveria estar por demais ciente desta realidade.
A Fénix durará o tempo que os leitores e autores quiserem que dure. Quando o projecto estiver esgotado morrerá. Mas qual fénix um outro surgirá.
A grande vantagem que este projecto encerra é o não buscar de forma alguma qualquer tipo de lucro, de agradar a qualquer espécie de interesses, tendo apenas como objectivo promover a edição de ficção curta e de pequenos trabalhos de não ficção na área da fantasia, em todas as suas expressões. Ou seja, estamos abertos a receber trabalhos de ficção que terão como extensão máxima o conto, BD, não ficção, etc. venham eles de autores consagrados, não consagrados ou estreantes, independente de virem da área ou de fora dela.
Para nos o importante é exclusivamente se estão ou não capazes de serem publicados. Ficamos assim à espera dos vossos trabalhos, os quais deverão ser enviados para o email: ez.fenix@gmail.com
Para nos o importante é exclusivamente se estão ou não capazes de serem publicados. Ficamos assim à espera dos vossos trabalhos, os quais deverão ser enviados para o email: ez.fenix@gmail.com
O Fanzine Féniz número 0 está disponível, mediante o envio de 2€ (valor que inclui já o envio por correio normal e que visa meramente cobrir parte da despesa da edição).Quem estiver interessado em obter o número 0 do Fanzine deverá enviar-nos um email para saber como tal deverá ser feito.
Subscrever:
Mensagens (Atom)